UBS white paper sobre Social Impact Bonds – Perspectivas para o Brasil


01/11/2016

UBS

Investindo em impacto social

Download

pdf UBS SIB White Paper  1,78 MB

 

As corporações têm assumido uma crescente responsabilidade para com suas comunidades. Elas investem visando o impacto, alinhando seus valores e juros com resultados positivos para suas comunidades e para o meio ambiente.


No UBS, esse envolvimento está especialmente presente por meio da Optimus Foundation - o braço filantrópico do banco - assim como várias iniciativas de investimento de impacto em todas as divisões do banco. Essas iniciativas incluem a estruturação e lançamento dos Social Impact Bonds (Títulos de Impacto Social - SIBs). No Brasil, a estratégia de Investimento de Impacto do UBS apoia o desenvolvimento local do ecossistema de Investimento de Impacto através de parceiros, patrocínio e pesquisa locais. O UBS sente-se honrado de fazer parte do Conselho Consultivo Brasileiro do SIB (Brazilian SIB Advisory Council) e contribuir para o esforço colaborativo para o lançamento do primeiro SIB no Brasil.

Sumário executivo

Este documento do UBS fornece informações sobre a estruturação financeira dos Social Impact Bonds (SIBs) e o papel que os bancos podem desempenhar nesse segmento - um tema muitas vezes negligenciado. Além disso, o relatório propõe algumas considerações fundamentais para estruturar o primeiro SIB no Brasil, levando em conta as especificidades do investimento e da prestação de serviços sociais no país.

O documento baseia-se nas melhores práticas internacionais e lições extraídas dos SIBs existentes, em especial o Development Impact Bonds (DIB) voltado para a educação no Rajastão, na Índia, e o SIB centrado em diabetes em Israel, em que o UBS esteve intimamente envolvido.

Os SIBs também são conhecidos como projetos Pay for Success nos EUA, Social Benefit Bonds na Austrália, e Contrato de Impacto Social (CIS) na França e no Brasil. Os DIBs são uma variação sobre o tema, no qual o pagador dos resultados não é um governo, podendo ser fundações ou entidades sem fins lucrativos. Neste trabalho, utilizamos o termo SIBs para nos referir a todos esses instrumentos.