Syngenta contribui para o Sistema de Plantio Direto com foco na agricultura sustentável
Burson-Marsteller
São Paulo, 30 de junho de 2008 - Pioneira no desenvolvimento do sistema de plantio direto na palha, a Syngenta participa do 11º Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha, evento realizado pela FEBRAPDP (Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha), em Londrina, no Paraná, de 02 a 04 de julho.
Além de apresentar seus produtos na área de exposição do evento, a Syngenta participa como palestrante com o tema "Manejo de resistência das plantas daninhas aos herbicidas no plantio direto", apresentado por Lieselotte Dechandt, especialista em desenvolvimento de Herbicidas, da Syngenta.
O Sistema de Plantio Direto (SPD) consiste em se plantar sobre uma área sem preparo - uma cobertura dessecada quimicamente ou sobre resíduos da cultura anterior. Representa menor agressão física ao solo e melhor aproveitamento do mesmo.
O manejo correto de infestantes, tais como pragas, doenças e plantas invasoras, é fundamental para que o produtor obtenha sucesso ao utilizar a técnica de SPD. A Syngenta tem as melhores soluções em herbicidas para colaborar nesse pré-requisito e apoiar o SPD, considerado hoje um importante canal para reduzir impactos ambientais e alcançar a sustentabilidade na agricultura.
A empresa vem contribuindo com o desenvolvimento do SPD há mais de 35 anos, atuando junto aos produtores rurais nos principais estados do país com a oferta de produtos eficazes para o manejo integrado de pragas, doenças e plantas invasoras.
Soluções - Serviços e Produtos
A Syngenta oferece ao mercado herbicidas preparados para lidar com o problema do manejo de plantas daninhas e seleção de espécies resistentes em conseqüência do uso abusivo de glifosato. O Gramocil é a solução para complementar o controle de plantas infestantes em lavouras brasileiras. O produto conta com a Pro TG, tecnologia de tolerância ao glifosato. O Gramocil é recomendado para o controle de infestantes em SPD que o glifosato não controla mais em função da resistência e da tolerância.
O problema da resistência, capacidade adquirida pela planta em sobreviver à dose indicada de um herbicida, é um dos grandes problemas enfrentados pelos produtores rurais. O glifosato vem sendo utilizado no Brasil há mais de 20 anos pelos agricultores, principalmente na dessecação da vegetação para a formação da palhada, indispensável para a implantação do Sistema de Plantio Direto. O Gramocil é eficaz nesses casos em que espécies como o Azevém a a Buva se mostram resistentes.
Papel fomentador
A Syngenta é reconhecida como umas das entidades que colaboraram para o desenvolvimento da técnica e adoção do SPD por produtores de todo o país. Desde o início, o SPD é um assunto que conta com a dedicação dos profissionais da Syngenta, tanto na área de Pesquisa e Desenvolvimento de soluções, como também no campo. As pesquisas, que se iniciaram na década de 60, tiveram o apoio da Syngenta em diversos estados do País, com destaque para Paraná, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, São Paulo e Goiás. Hoje, a técnica é largamente utilizada no Sul e, desde 2001, é indicada pelo Fundo das Nações Unidas para a Agricultura como modelo para a sustentabilidade.
AGENDA:
11º Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha
Data: de 02 a 04 de julho de 2008
Local: Sociedade Rural do Paraná - Parque de Exposições Governador Ney Braga (Av. Tiradentes, n. 6725) - Londrina/PR
Promoção: Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha
Para mais informações, acesse o website: http://www.febrapdp.org.br