Evento - Event - Veranstaltung

SWISSCAM recebe economista sênior do Banco Santander


04/12/2018

O último Economic Breakfast do ano não poderia ter sido melhor! Recebemos na SWISSCAM o economista sênior do Santander Brasil, Jankiel Santos. Com o tema "É Hora do Show", o palestrante enfatizou a importância do novo governo de conseguir aprovar no congresso a Reforma da Previdência.

Jankiel prevê um cenário bastante otimista para a economia brasileira a partir do segundo semestre de 2019. Segundo ele, a inflação permanecerá estável, na linha de 4%. A taxa de câmbio também não sofrerá muitas alterações e o valor do dólar deve subir pouco. O palestrante também espera que a economia cresça na casa dos 3% e que o número de desempregados caia.

Ele afirmou que todos os indicadores são favoráveis, mas a grande dúvida é se o governo de Bolsonaro terá habilidade suficiente para negociar com um congresso fragmentado em 30 partidos diferentes.

O economista disse que não há muita coisa a ser feita, se as reformas não passarem no congresso, pois o nível de endividamento do Brasil está muito alto. Para se ter uma ideia, apenas 4% do dinheiro público é destinado a investimentos, o restante é voltado para pagar gastos públicos (16%) e previdência (70%).

O palestrante também afirmou que alguns fatores externos podem atrapalhar o crescimento da economia, como uma desaceleração da economia chinesa e o agravamento da guerra comercial entre os EUA e a China.

Mas, o otimismo é o que mais transpareceu durante a palestra. Jankiel mostrou confiança na nova equipe de Bolsonaro e espera que a economia brasileira continue a retomar a confiança do mercado.