Projeto IBRACINE FEST


05/01/2016

Íris Cinematográfica

Evento transcontinental de integração cultural a ser realizado na primeira quinzena de dezembro no Rio de Janeiro.

Download

pdf IBRACINE  3.6 MB

 

O projeto IBRACINE FEST - um festival de Cinema e multiartes criado para integrar diferentes povos, através de suas diversas expressões culturais audiovisuais, será realizado na primeira quinzena de dezembro, no Rio de Janeiro.

Os 150 anos de amizade entre Brasil e Suíça estarão na agenda de 2016, entre os dois países. Esse relacionamento bilateral foi inaugurado, oficialmente, com a imigração de mais de 2.000 cidadãos suíços de do Cantão de Fribourg para a fundação de Nova Friburgo, no Estado do Rio de Janeiro, em acordo histórico com o Império português.
Pressionados pela competição dos países industrializados e pelas colheitas minguadas, os suíços deixaram a terra natal em massa, em busca de novos destinos, entre 1818 e 1819.Os 2.006 suíços que embarcaram nesse projeto rumo ao Brasil vinham de vários cantões: Friburgo, Berna, Valais, Vaud, Neuchâtel, Genebra, Aargau, Solothurn, Lucerna e Schwyz.

Porém, as condições da viagem foram tão precárias que apenas 1.617 pessoas chegaram ao Brasil (e 14 bebês nasceram durante a viagem). Mesmo diante das imensas dificuldades e vicissitudes iniciais, os suíços pioneiros fundaram a primeira colônia de europeus não portugueses no Brasil marcando uma experiência de grande sucesso no relacionamento entre os dois países.

É importante lembrar do acordo selado entre Suíça e Brasil, em 2007, com vistas a cooperação bilateral nas áreas Política, Economia, Ciência e Tecnologia, estabelecendo uma parceria estratégica, que pode ser estendida para a Cultura, tendo em vista a nossa parceria, já que o Brasil representa hoje 35% dos negócios suíços na América Latina, segundo dados da Câmara de Comércio Suíço-Brasileira.

O histórico de relacionamento cooperativo entre o Brasil e a Suíça vem motivando esta produção para a escolha da sede da edição européia do VII IBRACINE FEST, no Cantão de Friboug, na Suíça, a ser realizado primeira quinzena de Abril, de 2017, em sequência à edição brasileira de 2016 no Estado do Rio de Janeiro, prevista para realizar-se na primeira quinzena de dezembro.

O IBRACINE FEST! É um evento de integração cultural, através do qual é difundida a cinematografia brasileira. Desde sua fundação, em 2004, a produção do festival procurou criar um corredor cultural transcontinental entre América Latina e Europa - entre o velho e o novo mundo, uma vez que as sete primeiras edições foram realizadas entre o Brasil e a Espanha.

O tratado de Cooperação bilateral, entre Brasil e Suíça apresenta-se como inspiração para a extensão dos objetivos de integração no campo cultural. Tendo em vista tratar-se de iniciativa com apoio do Ministério da Cultura do Governo Brasileiro.


PROJETO INCENTIVADO

O VII IBRACINE FEST! É um projeto aprovado pela Lei Rouanet, com um orçamento total de R$4 milhões de reais, sendo R$1.000.000,00 (hum milhão de reais) o equivalente a 273.000,00 (duzentos e setenta e três mil) francos suíços, serão destinados ao evento brasileiro, a ser realizado na primeira quinzena de dezembro deste ano no Cine Odeon, no Rio de Janeiro, com extensão nos municípios serranos.

Assim sendo, esta produção encontra-se habilitada a receber patrocínio incentivado ou direto, oriundo de empresas Suíço Brasileiras com sede ou filiais no Brasil.
Em contrapartida, a empresa poderá usufruir de farto material publicitário, tais como: banners, cartazes, catálogo, vinheta de abertura, além de ações de marketing diversas a serem acordadas com a produção.

Contatos com esta produção: iriscinematografica@yahoo.com.br
www.iriscinematografica.com.br