Monitoramento online de cloro (livre ou total) em águas residuais

21/06/2017


Metrohm

A Metrohm Process Analytics tem o prazer de apresentar uma solução dedicada para o monitoramento online de cloro livre ou total em águas residuais. Esta solução analítica usa a determinação fotométrica no analisador ICON, um fotômetro online dedicado para análises de águas.

O cloro é uma das substâncias químicas mais produzidas no mundo. Pode ser usado para desinfetar e destruir ou desativar uma grande variedade de compostos químicos indesejados em águas. No entanto, quantidades excessivas de cloro (livre ou combinado) podem afetar negativamente o uso da água e seus mananciais.

O cloro livre engloba o ácido hipocloroso (HOCl) e sua base conjugada, o íon hipoclorito (OCl-), enquanto o cloro combinado (cloraminas) inclui os compostos formados quando a amônia ou nitrogênio orgânico está presente. O cloro total é a soma dos compostos de cloro livre e combinado.

O monitoramento de águas contendo cloro é importante para a adequação e uso em outros processos. O teor total de cloro em águas tratadas é analisado para garantir os níveis mínimos para o abastecimento de água potável, bem como para otimizar o sistema de dosagem.

No método de determinação de cloro (DPD), a amostra é misturada com reagentes em um procedimento totalmente automatizado, resultando em um complexo que é medido em um comprimento de onda específico.

> Download pr in English

 

 

Date : 2017-08-05 20:24:30