Mensagem do Presidente

27/03/2018
Emanuel Baltis

Relatório Anual 2017; pág. 21
http://www.swisscam.com.br/edicao-2017.html

O ano de 2017 foi um ano muito interessante e cheio de mudanças. A conjuntura nacional se desenhou em torno da consolidação de políticas que vêm sendo construídas a fim de combater a corrupção. Nunca se falou tanto em "compliance" como em 2017. As empresas, mais adaptadas à crise que vem assombrando o país nesta década, agora visam eliminar condutas que se oponham à transparência em todos os níveis.

A SWISSCAM permaneceu firme no seu intuito de ser uma plataforma de apoio aos seus membros. Através de seus 48 eventos promovidos ao longo do ano, proporcionou aos seus associados um ambiente de debate de grandes ideias, onde se pôde aprender e compartilhar estratégias para lidar com o grande volume de mudanças e acontecimentos.

No mês de março, abrimos o ano de 2017 com um painel de negócios promovido em parceria com o Swiss Business Hub Brazil e a Embaixada da Suíça, onde grandes empresas suíças puderam compartilhar suas estratégias de ação para lidar com a turbulenta conjuntura do continente americano.

Ainda naquele mês, na Assembleia Geral Ordinária, pudemos contar com a ilustre palestra de Zeina Latif, Economista chefe da XP Investimentos abordando o tema "Cenário Econômico 2017/18".

Participamos em maio, Stefania Hertach, Diretora da SWISSCAM, e eu, da Latam Week na Suíça, que contou com a presença de Diretores das Câmaras Suíças da América Latina. O objetivo da viagem foi apresentar e fomentar o mercado brasileiro às empresas suíças.

Promovemos seminários que trataram de temas importantíssimos para o cenário brasileiro. Discutimos, em um Seminário Jurídico, quais as tendências nas concessões de infraestrutura, considerando que o setor foi particularmente afetado, seja pela crise econômica, seja pela crise política. Também tratamos sobre a Reforma Trabalhista em um Business Breakfast com o Dr. Marcos da Costa, presidente da OAB/SP e trabalhamos novamente esse tema em outro Seminário Jurídico.

Nos encontros do Economic Breakfast, abordamos temas de economia de maior relevância. Em junho, o tema trabalhado foi o desenvolvimento do programa de desestatização da Prefeitura de São Paulo, com o Secretário Municipal de Desestatização, Wilson Poit. Em agosto, tratamos sobre as perspectivas da economia nacional com as considerações de Tony Volpon, Economista-Chefe do UBS no Brasil e mediação de Sylvia Coutinho, Presidente do UBS no Brasil.

Seguindo nossa tradição, promovemos um jantar em comemoração ao Dia Nacional da Suíça em parceria com o Consulado Geral da Suíça em São Paulo, onde nossos convidados puderam desfrutar de uma agradável noite com pratos típicos suíços.

Contando com a confiança de nossos associados, firmamos parcerias de sucesso na promoção de eventos personalizados em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Brasília. Visitamos a fábrica de um de nossos associados, ocasião em que tivemos a oportunidade de conhecer a impressionante capacidade de produção e atestar toda a qualidade na execução de seus produtos.

Apresentamos, em um café da manhã em parceria com o Swiss Business Hub e o swissnex, o recém-criado Comitê de Inovação, que busca apresentar aos nossos associados as tendências, as práticas e as estratégias em um setor que é, por essência, primordial para as empresas e tem sua importância reforçada em momentos de crise, quando é preciso superar adversidades constantemente.

A Suíça é um país referência no setor de inovação, sendo eleita em 2017 - pelo sétimo ano consecutivo - como o país mais inovador do mundo de acordo com o Fórum Econômico Mundial. Com o intuito de demonstrar este consolidado e avançado campo e ainda fortalecer as relações entre o Brasil e a Suíça, promovemos a Innovation Trip Mission: uma viagem com parlamentares brasileiros para conhecer entidades suíças na área de inovação e empresas com enormes investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento.

Participamos das feiras de maior importância para as empresas suíças aqui presentes, como as feiras de tecnologia médica e odontológica (CIOSP e Feira Hospitalar). Além disso, retomamos o projeto do Swiss Shopping, de maneira a promover a apresentação de produtos e serviços suíços do varejo para um público qualificado. Para 2018, além das feiras CIOSP e Hospitalar, organizaremos também o estande suíço no 8º Fórum Mundial da Água (World Water Forum), o maior evento global sobre o tema, que acontecerá em Brasília.

Promovemos também o tradicional Presidents' Club com a excelente palestra do Prefeito da Cidade de São Paulo, João Doria, e a apresentação e mediação de Luah Galvão. Com o tema "Gestão Eficiente e Transformadora na Cidade de São Paulo", o prefeito elencou as principais ações e problemáticas na gestão municipal de 2017. Pudemos contar nesse evento com a presença do Embaixador da Suíça no Brasil, Andrea Semadeni.

Encerrando as nossas atividades em 2017, convidamos todos os nossos associados para confraternizar conosco em um coquetel, onde pudemos celebrar o fim de mais um ano em uma aprazível noite.

2017 foi o último ano do meu terceiro mandato como presidente da Câmara de Comércio Suíço-Brasileira. Ao longo desses seis anos liderando e orientando uma equipe muito comprometida e eficiente da SWISSCAM, também desfrutei de muitas interações com autoridades governamentais, cônsules-gerais, embaixadores, prefeitos, deputados, ministros, presidentes de países, além do Conselheiro Federal Suíço e os conselhos para promoção dos interesses e necessidades de empresas suíças a fim de facilitar os negócios entre o Brasil e a Suíça.

Aumentei minha rede de contatos profissionais e meu círculo de amizades com uma grande variedade de pessoas que também fazem parte de toda a nossa plataforma de membros e dos membros do conselho da SWISSCAM, os quais me apoiaram ao longo desses seis anos para que alcançássemos o objetivo comum de atender nossos membros com valores tangíveis.

No período em que estive próximo a nossos membros, atuando em cargos executivos, anteriormente na Zurich Insurance e, agora, na Swiss Re Corporate Solutions Brasil Seguros, vivenciei os altos e baixos das empresas dos membros da nossa organização. Além disso, durante nossos eventos e comitês de negócios e eventos sociais, aprendi muito sobre suas indústrias e seus problemas.

De forma geral, estar à frente da SWISSCAM por seis anos foi uma experiência muito gratificante.

Ao meu sucessor, entregarei uma associação muito bem-estabelecida e que opera de forma adequada, com bons resultados e um futuro brilhante à vista.

Em 2018, já demos início a três novos projetos sobre os quais falei durante a Assembleia Geral Ordinária de 2018. Se você não pôde estar lá e quiser saber mais sobre tais projetos, entre em contato com a Stefania Hertach, diretora executiva da SWISSCAM.

Para garantir a continuidade da SWISSCAM e de seu conselho, permanecerei como membro do conselho para apoiar meu sucessor. Desejo ao novo presidente da SWISSCAM, a todo o conselho e aos seus colaboradores, bem como todos os membros da SWISSCAM e suas famílias, um futuro bastante próspero e muitos novos encontros para compartilharmos nossas experiências.

As previsões econômicas para o ano que está por vir são aparentemente mais favoráveis, ainda que sejam esperadas grandes movimentações, uma vez que as eleições próximas são as primeiras após o impeachment presidencial de 2016. O país parece caminhar rumo ao progresso e o atual governo interino precisa promover mais algumas reformas estruturais para que possamos sair de vez da crise em que o Brasil se vê inserido. Não obstante, o Brasil precisa retomar um lugar de destaque na economia internacional, alcançando novos mercados e promovendo novos negócios, mantendo os negócios internacionais que já estão consolidados.

A SWISSCAM continuará no propósito de promover e dar suporte às relações econômicas entre o Brasil e a Suíça, sem perder a motivação e a qualidade na execução do trabalho pelo qual somos reconhecidos. As portas estarão sempre abertas àqueles que desejam inspirar novas ideias e oferecer sugestões.

Por fim, agradeço à equipe da SWISSCAM por todo o trabalho ao longo do ano. Agradecimentos especiais ao Switzerland Global Enterprise, ao swissnex, e à Embaixada da Suíça no Brasil e seus respectivos órgãos adjuntos pela colaboração com a equipe e os membros da SWISSCAM.