Mensagem do Embaixador da Suíça no Brasil

11/04/2008
Rudolf Bärfuss

Relatório Anual 2007; pág. 23
O ano de 2007 viu uma aceleração significativa no relacionamento econômico e político entre a Suíça e o Brasil.

A visita oficial ao Brasil, em fevereiro de 2007, da Conselheira Federal, Doris Leuthard, Ministra Suíça da Economia, deu novo impulso às relações bilaterais. Ela liderou uma importante delegação de empresários suíços, efetivando visitas em São Paulo, Brasília e na Bahia. Na capital brasileira foi decidida a criação da Comissão Mista Brasil-Suíça para Relações Comerciais e Econômicas. Poucos meses depois, no dia 29 de outubro de 2007, em visita oficial a Berna, o Ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, junto com a Ministra Doris Leuthard, inauguraram a primeira reunião da Comissão Mista.

Já no dia 30 de outubro, o Presidente Luís Inácio Lula da Silva e a Presidente da Confederação Suíça, Micheline Calmy-Rey, mantiveram encontro em Zurique. Nesta ocasião, os presidentes adotaram uma declaração conjunta, reafirmando a vontade política dos dois países de intensificar a cooperação bilateral nas áreas política, econômica, científica e tecnológica, estabelecendo assim uma parceria estratégica.

Os números ilustram o intercâmbio econômico cada vez mais dinâmico entre os dois países. As exportações suíças com destino ao Brasil atingiram no ano 2007 um total de 1,867 bilhão de francos suíços, o que representa um aumento de 28% em relação ao ano de 2006. As importações suíças provenientes do Brasil também aumentaram na mesma proporção, atingindo um total de 0,997 bilhões de francos suíços. Os investimentos suíços no Brasil chegaram a 10,142 bilhões de francos suíços em 2006 e as empresas suíças no Brasil empregam 92.000 pessoas (Fontes: Direção Geral das Alfândegas e Banco Nacional Suíço).

Tudo indica que em 2008 a cooperação entre o Brasil e a Suíça continuará a se intensificar, abrangendo não apenas o setor econômico, mas também o científico, o jurídico, o cultural e evidentemente o político.

Está confirmada, para o final do mês de março 2008, a visita ao Brasil do nosso Secretário de Estado das Relações Exteriores, Michael Ambühl.

O acordo bilateral de cooperação jurídica em matéria penal, assinado em maio de 2004, foi aprovado pelo parlamento suíço em dezembro de 2007. Ele entrará em vigor em julho de 2008 e contribuirá na luta contra o crime organizado.

No âmbito da ciência e da tecnologia, ocorreu em maio de 2007 a visita do Secretário de Estado da Educação e da Pesquisa da Suíça, Charles Kleiber, junto com uma delegação de 15 pesquisadores. Eles visitaram instituições de ensino e de pesquisa, dentre elas a Fio Cruz no Rio de Janeiro bem como a Unicamp e a USP em São Paulo. Em Brasília, o Sr. Kleiber manteve encontros com o Ministro da Ciência e da Tecnologia, Sérgio Rezende, e com o Ministro da Educação, Fernando Haddad. Essa missão permitiu à delegação suíça uma primeira abordagem à paisagem científica do Brasil, bem como identificar áreas específicas de interesse mútuo no âmbito da cooperação científica. Com o mesmo objetivo, uma missão científica brasileira visitará a Suíça, no decorrer deste ano. Está prevista a assinatura de um novo acordo bilateral para formalizar esta cooperação.

O Presidente Lula fará uma visita oficial à Suíça. A data ainda está sendo negociada entre as chancelarias dos dois países.

Como pode ser visto, neste momento, há uma verdadeira nova dinâmica nas relações bilaterais. O intercâmbio econômico constitui um motor importante para essa intensificação. Neste sentido, gostaria de agradecer às empresas suíças e à Câmara de Comércio Suíço-Brasileira pela inestimável contribuição para esse resultado muito positivo, fortalecendo cada vez mais os laços entre a Suíça e o Brasil.