Editorial

31/10/2012


Editorial Swisscam Magazine 70
http://www.swisscam.com.br/edicao-70-foco-negocios-suicos-no-brasil.html

A SWISSCAM traz nesta edição especial histórias de sucesso de negócios suíços no Brasil. Na impossibilidade de apresentar todas as empresas suíças e sua trajetória no país, oferecemos esta pequena e diversificada amostra composta por pequenas, médias e grandes empresas, com um século de história ou que acabaram de iniciar suas atividades.

É importante ressaltar que a Suíça está hoje presente no Brasil em vários setores, incluindo equipamentos pesados, produtos de consumo de massa, serviços especializados até aplicações em nichos bem específicos.

Embora o Brasil não possua um tratado de livre comércio com a Suíça, ele é considerado seu principal parceiro comercial na América Latina, sendo responsável por 38% dos negócios suíços na região. Na última década, o crescimento do comércio bilateral entre os dois países foi de 300%.

A atratividade do Brasil se deve, entre outros fatores, à expansão da economia e do poder de compra dos brasileiros, assim como à abundante oferta de crédito, o que levou a uma crescente busca pela alta qualidade e inovação dos produtos suíços. O fato de o Brasil ter chegado a uma estabilidade da sua moeda e da sua inflação, bem como a um maior controle do seu sistema bancário, ajudou a criar um nível de confiança maior entre os investidores suíços e de outros países.

Cerca de 350 empresas suíças estão estabelecidas no Brasil. De acordo com o Banco Nacional da Suíça, o estoque de capital suíço no país em 2010 foi de 20,3 bilhões de francos suíços, o que faz da Suíça um dos principais países investidores no Brasil.

Apesar de enfrentar antigos obstáculos, como a burocracia e a elevada carga fiscal, grandes empresas suíças continuam realizando investimentos significativos no país e novas empresas continuam chegando, como o leitor verá nas páginas a seguir.