Livro "103 Dicas - O que toda empresa precisa saber para utilizar incentivos fiscais".

18/12/2009
Instituto Movimento Pró-Projetos
Instituto Movimento Pró-Projetos Rua João Pacheco da Costa, 50 Casa 1 Lagoa da Conceição 88062-100 Florianópolis SC
Instituto Movimento Pró-Projetos

NOVO PRESS RELEASE
LIVRO "103 DICAS - O QUE TODA EMPRESA PRECISA SABER PARA UTILIZAR INCENTIVOS FISCAIS"

Criado em julho de 1997 por Márcio Godoy atual Diretor Executivo com a missão de prestar consultoria para empresas públicas e privadas, o Instituto Movimento Pró‐Projetos tem uma trajetória de realização de centenas de projetos nas áreas da Cultura, Esporte, Turismo, Ciência e Tecnologia, Meio Ambiente, Responsabilidade Social, Infância e Adolescência e Justiça. E é por conta desta longa experiência no desenvolvimento destes projetos, na convivência diária com Empresas Patrocinadoras e na observação comportamental do mercado que Márcio Godoy decidiu escrever o livro "103 Dicas - O que toda empresa precisa saber para utilizar incentivos fiscais".

Junto com Karina Ruffo, especialista em Leis Internacionais de Recursos e Kátia Seadi, especialista na Lei Federal de Incentivo ao Esporte, o livro "103 Dicas" parte do princípio que ainda hoje no Brasil, grande parte das corporações não se deu conta dos benefícios que podem ser gerados, tanto para suas marcas quanto para seus produtos, a partir de ações oriundas dos projetos baseados em leis de incentivo fiscal. Mais do que isso, percebeu‐se que as companhias ainda não se estruturaram internamente para utilizar esta poderosa ferramenta. Mas este cenário tende a se modificar a partir do exemplo dado por grandes corporações mundiais que já adotaram este procedimento como parte de seu arsenal estratégico para atingir seus objetivos mercadológicos.

O principal objetivo do livro "103 Dicas" é levar informação para dois públicos sendo que um deles é o mundo corporativo que encontrará no livro informações imprescindíveis para que as empresas tenham um melhor entendimento da importância em adotar uma nova postura diante da sociedade e facilitar seu acesso a esta nova ferramenta de trabalho. O outro público são as instituições que formam o Terceiro Setor e para eles o livro "103 Dicas" traz informações que certamente os auxiliarão não só na formatação de seus projetos, mas também como torná-los mais competitivos e efetivos na hora de disputarem as oportunidades que o mercado oferece.

Com uma linguagem didática e de fácil compreensão, o livro "103 Dicas" discorre em detalhes sobre as principais leis de incentivos fiscais nacionais e internacionais, como a Lei Federal de Incentivo à Cultura ou Lei Rouanet, Lei Federal de Incentivo ao Esporte, Lei do Audiovisual, Lei da Caridade dos Estados Unidos da América. Atualmente existem aproximadamente 800 leis de incentivos disponíveis chegando à soma de aproximadamente 65 Bilhões de reais ao ano. Outro capítulo importante do livro é o que relaciona os passos necessários para que as empresas possam viabilizar seus projetos próprios utilizando os incentivos fiscais. No livro, o leitor também encontrará informações sobre as fontes de recursos como os Fundos Nacionais, Recursos Internacionais, além dos Recursos Estaduais e Municipais.

Como não poderia deixar de ser, o leitor ainda terá acesso às 103 dicas fundamentais para formatar um projeto de sucesso, cabe lembrar que empresas interessadas na capacitação da sua equipe de trabalho o Instituto Movimento Pró‐Projetos criou o curso "Seja um consultor de Patrocínio" visando capacitar funcionários de empresas.

Foi após o lançamento do livro "103 Dicas - O que toda empresa precisa saber para utilizar incentivos fiscais" que surgiu, por demanda do próprio mercado, a necessidade de transformar o seu conteúdo em um seminário. A primeira apresentação do "Seminário Fontes de Recursos Nacionais e Internacionais" foi feita na PUC de São Paulo, dentro do evento "Festival Latino Americano de Captação de Recursos", em 20 de julho de 2009. Logo em seguida foi realizado no Hotel Majestic em Florianópolis, no último mês de agosto. Os interessados em contratar a realização do Seminário deverão acessar o site www.projetoscomatitude.com.br e buscar o link Seminário Fontes de Recursos Nacionais e Internacionais.

A publicação e impressão estão a cargo da Editora Difusão Cultural do Livro - DCL que fará a distribuição da obra nas principais livrarias e bancas de jornal do Brasil. O livro "103 Dicas - O que toda empresa precisa saber para utilizar incentivos fiscais" também poderá ser encontrado no site www.projetoscomatitude.com.br.

Abaixo segue a relação das leis de incentivo fiscal que as empresas podem utilizar na sua Gestão de Patrocínio.

01. LEI DA CARIDADE (ESTADOS UNIDOS) - Utilização de até 10% do Imposto de Renda devido nos Estados Unidos destinado a projetos de responsabilidade social no Brasil.
02. LEI FEDERAL DO ESPORTE - Utilização de até 1% do Imposto de Renda devido (lucro real) para projetos desportivos e/ou paradesportivos;
03. LEI ROUANET - Utilização de até 4% do Imposto de Renda devido (lucro real) para projetos culturais;
04. LEI DO AUDIOVISUAL - Utilização de até 3% do Imposto de renda devido - Modalidade Lucro Real.
05. FIA (Fundo da Infância e Adolescência) - Utilização de até 1% do Imposto de Renda devido (lucro real) para projetos sociais nas áreas da Infância e Adolescência;
06. OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) - A PJ doadora deverá ser tributada pelo regime do lucro real e poderá fazer a doação utilizando o incentivo até o limite máximo de 2% do lucro operacional;
07. INSTITUIÇÕES DE ENSINO DE PESQUISA - O valor das doações efetuadas a essas instituições podem ser deduzidas até o limite de 1,5% do lucro operacional (lucro real);
08. ESTADOS ICMS - Utilização de até 5% em projetos nas áreas da cultura, responsabilidade social, esporte ou turismo (SP, RJ, SC, RS, ES, MG, BA, PE, PA, MT);
09. MUNICÍPIOS ISSQN/IPTU - Utilização de até 20% em projetos culturais e esportivos (Florianópolis/SC, Itajaí/SC, São Paulo/SP, Rio de Janeiro/RJ, Recife/PE);
10. EDITAIS PÚBLICOS E PRIVADOS - Existem cerca de 800 editais públicos e privados visando apoiar projetos em diversas áreas, com incentivos fiscais e/ou com verba corporativa.
11. MARKETING RELACIONADO A CAUSAS - É uma ferramenta de marketing que alinha as estratégias de comunicação da empresa com as necessidades da sociedade, trazendo benefícios para a causa e para os negócios.
12. INCENTIVO VOLUNTÁRIO - Incentivo voluntário é um conceito - fomentar causas ou projetos - a partir da iniciativa de empresas privadas e pessoas físicas empenhadas em desenvolver ações de responsabilidade social.