Innovation Trip Mission

20/12/2017


SWISSCAM
Date : 2017-12-29 15:57:03
De acordo com o último ranking divulgado pelo World Economic Forum (WEF), a Suíça foi considerada pelo sétimo ano consecutivo a nação mais inovadora do mundo. Qual seria a receita de sucesso da Suíça? Acreditamos que seja devido ao ambiente favorável que o país providencia aos seus pesquisadores para que eles tenham total liberdade e recursos para o desenvolvimento da inovação.

Entre os dias 13 e 17 de novembro de 2017, a SWISSCAM organizou uma viagem à Suíça com autoridades brasileiras e representantes de empresas suíças a fim de mostrar in loco a capacidade de inovação suíça.

O grupo conheceu o programa World Food Service Competence Center da Escola Politécnica, ETH, em Zurique, que reúne professores de diferentes disciplinas e contribui para a segurança a longo prazo dos suprimentos mundiais de alimentos. Este programa tem o intuito de apresentar princípios comuns para a produção de alimentos saudáveis e de alta qualidade de forma sustentável.

Além disso, a agenda desta viagem englobou uma visita ao laboratório de desenvolvimento de produtos da Syngenta, líder global em pesquisa e desenvolvimento para o agronegócio, em Stein, na beira do Rio Reno, uma visita ao Technopark Zurich, local que concentra start-ups inovadoras e uma visita ao Centro de Inovação da Philip Morris Internacional, em Neuchâtel, onde estão sendo pesquisados e desenvolvidos produtos de tabaco de risco reduzido.

A viagem proporcionou oportunidade para discutir políticas de apoio à inovação, pesquisa e desenvolvimento e propriedade intelectual. A troca de experiências de representantes dos dois países enriqueceu a discussão de ideias que contribuirão para a inovação brasileira e uma aprendizagem do governo suíço sobre as políticas de crescimento de um país tão importante quanto o Brasil.