Evento - Event - Veranstaltung

“Imposto de Renda Pessoa Física 2018”

Palestra ministrada por Carolina Jacintho Rocha, Coordenadora do Departamento Jurídico na G. Jacintho Consultoria Contábil e Tributária, Sabine Ingrid Schuttoff, Sócia de De Luca, Derenusson, Schuttoff e Azevedo Advogados e Carlos dos Santos Romero, Consultor de De Luca, Derenusson, Schuttoff e Azevedo Advogados.

Carolina Jacintho Rocha é advogada, graduada pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), com especialização em Direito Societário Aplicado pelo Instituto Internacional de Ciências Sociais (IICS), em Contabilidade para Advogados e em Contabilidade Fiscal pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Especialista em estruturação societária na abertura de subsidiárias estrangeiras no Brasil e empresas nacionais, no encerramento e dissolução de empresas. Participação ativa em processos de incorporação, cisão e fusões de empresas. Atuação com contencioso tributário e em ações de Execuções Fiscais e processos administrativos. Especialista em Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física e Declaração de Banco Central. Estruturação e consultoria tributária para brasileiros residentes e expatriados residentes no Brasil. Participação em processos de arbitragem.

Sabine Ingrid Schuttoff é advogada, sócia de De Luca, Derenusson, Schuttoff e Azevedo Advogados (DDSA Advogados) e integrante da The Society of Trust and Estate Practioner – STEP. Bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo e pós-graduada em Direito Tributário pela Fundação Getulio Vargas (FGV-GVLaw/SP) e pelo Centro de Extensão Universitária - Instituto Internacional de Ciências Sociais (CEU-IICS). Atua nas áreas relacionadas a consultivo tributário, planejamento tributário e empresarial, além de contencioso judicial e administrativo tributário. É referenciada na Latin American Corporate Counsel - LACCA, Legal 500 – Tax, Tax Director’s Handbook, Latin Lawyer 250 e área tributária do DDSA. É credenciada também no Chambers Latin America, Chambers Global e Leaders League 2018.

Carlos dos Santos Romero é contador e sócio diretor da Romero Assessoria. Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade de Economia São Luis e especialização em administração financeira pelo CEAG da Fundação Getúlio Vargas (FGV-CEAG/SP). Conta com mais de 30 anos de experiência como consultor tributário em empresas Big4 (D&T., PWC e EY). Foi sócio responsável pela área de International Tax Services (ITS) da EY por 11 anos. Atua nas áreas de planejamento tributário empresarial, assessoramento fiscal em transações internacionais de compra e venda de empresas, bem como estruturação de investimentos estrangeiros no Brasil. Atualmente é consultor do DDSA na área tributária.


16/03/2018

Sinopse

- Imposto de Renda Pessoa Física - 2018 - principais alterações
- IRPF - principais pontos de atenção (malha fina, autuações - empréstimos vs doações)
- IRPF - deduções possíveis, incluindo a possibilidade de destinação de parte do imposto devido a projetos sociais
- IRPF - ganhos, rendimentos e tratados para evitar a dupla tributação
- IRPF - tributação de rendimentos auferidos no exterior por residentes no Brasil na prática - aplicações financeiras, variação cambial, ganhos de capital, tratados etc
- Declaração de Capitais Brasileiros no Exterior - DCBE
- Principais motivos para malha fina na Receita Federal
- Obrigações tributárias mensais de rendimentos do exterior