Geoklock participou do workshop Métodos e Técnicas na Identificação e Reabilitação de Áreas Contaminadas

01/08/2018


Geoklock
A Geoklock, empresa de consultoria e engenharia ambiental, com quase 40 anos de Brasil e que pertence ao grupo suíço EBP, participou do workshop Métodos e Técnicas de Identificação e Reabilitação de Áreas Contaminadas, promovido pela Beacon Environmental Services, Vapor Pin, Envirologek e organizado pelo Grupo de Pesquisas em Águas Subterrâneas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O evento, realizado no Instituto de Pesquisas Hidráulicas, foi focado em apresentar as melhores práticas para identificação e reabilitação de áreas contaminadas.


As apresentações tiveram ênfase nos desafios relacionados à intrusão de vapores, gerenciamento de áreas contaminadas e remediação. Foram apresentados métodos refinados e tecnologias avançadas que permitem subsidiar uma melhor tomada de decisão. Entre os temas abordados nas palestras, destacaram-se: Técnicas avançadas na identificação de áreas contaminadas; Uso de programas que contribuam no dimensionamento dos trabalhos, visando a identificação de passivos ambientais; Elaboração de modelos hidrogeológicos conceituais em áreas contaminadas; Amostragem passiva de vapores etc.


O engenheiro ambiental da Geoklock, Rafael Franklin, apresentou a palestra "Aplicação de Linhas de Evidência Para Identificação de Múltiplas Fontes de Organoclorados", na qual foi demonstrado que a aplicação de métodos refinados de investigação permitiram o levantamento de evidências que confirmaram a existência de fontes externas e possibilitou uma revisão do modelo conceitual inicial, proporcionando um redirecionamento positivo ao caso, trazendo um grande benefício ao cliente.


Na plateia, consultores, órgãos públicos, profissionais de empresas privadas e representantes ligados à universidade se mostraram bastante interessados pelo tema. De acordo com Franklin, havia em torno de 60 especialistas, todos de altíssimo nível, que demonstraram grande interesse no tema.