Festa da Francofonia em São Paulo traz atrações internacionais entre os dias 11 e 22 de março

29/02/2016


Consulado Geral da Suíça

francofonia 

Com a missão de promover a língua francesa e a diversidade cultural, assim como apoiar a educação, os direitos do homem e cooperar com o desenvolvimento duradouro e a solidariedade, o dia 20 de março foi estabelecido como o dia internacional da Francofonia.

Para comemorar a data, a Festa da Francofonia em São Paulo traz atrações internacionais entre os dias 11 e 22 de março em diversos pontos da capital paulista.

Neste ano a programação acentua o papel das mulheres com a Mostra de Cinema da Francofonia com o tema Mulheres Cineastas, no Sesc Vila Mariana, que terá exibição de filmes contemporâneos dirigidos por mulheres francófonas, além do filmeentrevista em homenagem a cineasta belga Chantal Akerman.

A programação também terá apresentações da cantora francesa Robi, que lança seu segundo álbum "La Cavale", no Sesc Santo André, além da exposição "Rieau", do artista belga Tinko Czetwertynski, que exibe uma série autoral retratando o mar carioca e a fascinação que este desperta nos estrangeiros.

A programação completa está disponível no site:
www.aliancafrancesa.com.br/francofoniasp

Seis anos de festa

Festejar a data é, sobretudo, mostrar que a francofonia é pluralista e moderna, compartilhando os valores francófonos. Atualmente 274 milhões de pessoas espalhadas pelos cinco continentes falam francês, segundo dados do Observatoire de la langue française, e 80 Estados, governos membros ou observadores da Organização Internacional da Francofonia (OIF) se apoiam para uma relação de cooperação.

Com a articulação entre os consulados da Bélgica, Canadá, França, Suíça, Escritório do Governo do Québec em São Paulo, Aliança Francesa de São Paulo, Bureau Export e SESC SP, a Festa da Francofonia em São Paulo teve sua primeira edição em 2010 e já contou com nomes como Zaz, Stromae, Yann Perreau, Athésia, Ariane Moffat, Arleen Thibaut, David Giguère, entre outros, valorizando uma nova geração de artistas.

Serviço:
Festa da Francofonia em São Paulo
De 11 a 22 de março
Programação completa no site: www.aliancafrancesa.com.br/francofoniasp