Escassez|Desperdício é o tema da segunda edição do Prêmio Syngenta de Fotografia

24/06/2015


Syngenta
Em um mundo de recursos limitados, a escassez e o desperdício tornaram-se questões sociais, políticas e ambientais fundamentais da nossa era.

Nos últimos 50 anos, a demanda mundial por recursos naturais duplicou. Se continuarmos a usar recursos e a gerar lixo nas proporções atuais, até 2030 precisaremos do equivalente a dois planetas. Mas só temos um.

Algo precisa mudar.

A exposição Escassez|Desperdício - Prêmio Syngenta de Fotografia é formada por imagens cativantes que estimulam o diálogo sobre os desafios globais contemporâneos. Através do trabalho de 37 fotógrafos representando 17 países, são apresentadas questões de importância global por meio da arte fotográfica.

No intuito de potencializar a experiência do visitante à exposição foi desenvolvido um Programa Educativo que oferecerá visitas mediadas, oficinas e outras atividades que utilizam a fotografia como ferramenta para desenvolver um pensamento crítico e reflexivo sobre o mundo em que vivemos.

Para agendamento de visitas em grupo entrar em contato pelo email: escassez-desperdício@tudocultural.com.br

LOCAL
Centro Cultural São Paulo - Piso Flávio de Carvalho

ENDEREÇO
Rua Vergueiro, 1.000 - Paraíso - São Paulo - SP

DATA
24 de junho à 26 de julho de 2015

HORÁRIOS
terça a sexta, das 10h às 20h
sábados, domingos e feriados das 10h às 18h

ENTRADA GRATUITA

A Exposição em seguida irá para Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Mais informações em www.syngentaphoto.com.br

 

Planeta sob pressão

As nossas demandas sobre a natureza estão aumentando: estamos consumindo o nosso capital natural, fazendo com que seja mais difícil sustentar as necessidades do futuro. Somos hoje a força dominante que está traçando e alterando o planeta como um todo. Nosso impacto não é mais local, é global. O impacto da crescente população mundial irá multiplicar a pressão que colocamos sobre os recursos naturais.

O nosso desafio é garantir que haja alimentos, terras e água em quantidades suficientes para as gerações futuras.

Nossa pegada

Se concentrássemos a história do nosso planeta em um único ano, os humanos teriam existido pelos últimos 23 minutos, mas consumido um terço dos seus recursos nos últimos 0.2 segundos. Os alimentos que consumimos, as roupas que usamos, os produtos que compramos e o lixo que geramos esgotam os recursos naturais e afetam o nosso meio ambiente. E conforme a riqueza aumenta, também aumenta a nossa pegada.

O nosso desafio é permitir o crescimento econômico ao mesmo tempo que criamos um futuro sustentável por meio do progresso tecnológico.

Desperdício de alimentos

Até 2050, a demanda por alimentos irá duplicar. Entretanto, mesmo assim, um terço de todos os alimentos do mundo é desperdiçado por ano: quatro vezes a quantidade suficiente para alimentar mais de 800 milhões de pessoas subnutridas. Enquanto isso, 1,9 bilhões de adultos estão acima do peso.

O nosso desafio é transformar os padrões de consumo, reduzir o lixo e produzir uma quantidade suficiente de alimentos sem usar mais recursos escassos e valiosos.

Moldando nosso futuro

Precisamos nos perguntar como faremos para transformar os desafios da escassez e do desperdício em oportunidades. Isso pode ser alcançado: em 2013, a energia renovável atendeu um quinto da demanda energética mundial. Hoje, o papel é o produto mais reciclado da Europa, com um índice de reciclagem de 72%. Além disso, até 2050, 50% de melhoria na eficiência de combustíveis pode ser alcançado por meio de tecnologias e políticas atuais.

Moldamos o nosso passado, estamos moldando o nosso presente e podemos moldar o nosso futuro de maneira responsável e sustentável.