Eleição Organização dos Suíços no Exterior

17/02/2017

Marcel Lewandowski é associado à SWISSCAM, delegado da ASO entre 2014 e 2017 e atual candidato para as eleições em 2017.
Marcel Lewandowski
A ASO/OSE é uma Instituição de extrema importância para os suíços que habitam no Exterior.

É composta por 120 pessoas, que representam Países ou Regiões, onde existam suíços que habitem fora de sua terra de origem, a Suíça.

No Brasil, em função da quantidade de suíços aqui radicados, que são aproximadamente 16.000, existem 03 delegados membros da ASO/OSE, cujo mandato se encerará em agosto de 2017.

Esses membros, que participam duas vezes por ano nas reuniões promovidas pela entidade, zelam pelos interesses dos seus cidadãos radicados no Brasil, e em todo Mundo!

Lá são discutidos e votados, assuntos de extremo interesse para os cidadãos que habitam no exterior tais como, facilidade de repatriação, aposentadorias, votação por meios eletrônicos, facilidade de colocação em escola para os jovens suíços, que queiram lá estudar, e especialmente resolver a questão bancária, onde conseguimos assegurar a possibilidade de manter contas para os expatriados na Suíça.

Para tanto, além dos, 120 membros delegados, temos 20 membros da Câmara e do Senado e outras entidades importantes, que levam o pleito de nós, os expatriados, para o Congresso Nacional Suíço, para que sejam analisados e transformados em Lei.

Em função da importância e prestígio, que a ASO/OSE adquiriu nos seus 100 anos de vida completados em 2016, resolveu-se, por meio de enquetes e pesquisas entre seus delegados, a partir de agora, escolher seus membros, por votação.

Como será a primeira vez a haver uma eleição, é de extrema importância a participação de Vossas Senhorias, representantes legais e responsáveis pelas organizações suíças, reconhecidas no Brasil pelo Governo Suíço, (já que são as entidades habilitadas para isso) na organização da votação e na indicação dos candidatos.

Entre janeiro e junho, deveremos apresentar candidatos, que tenham interesse em participar de tão honrosa missão, a de ser membro da Organização dos Suíços do Exterior, para continuar auxiliando e zelando pelos interesses dos expatriados.

Somos chamados de "quinta Suíça", tal a importância que tem os mais de 700.000 suíços espalhados pelo Mundo.

Para se candidatar, a pessoa deverá ter os seguintes requisitos:
1- Ser cidadão suíço;
2- Morar no Brasil;
3- Ter disponibilidade para participar nas reuniões, duas vezes por ano na Suíça;
4- Custear suas próprias despesas.

Para mais informações favor consultar o site da ASO: http://aso.ch/de/politik/asrwahlen-2017/informationen-fuer-kandidaten

Apresentem seus candidatos ao cargo e seus respectivos currículos, no máximo até dia 30 de abril, para que possamos até fim de junho termos eleito, os nossos 03 membros, que serão apresentados como Representantes Delegados do Brasil, diante da ASO/OSE.

Solicitamos a Vossas Senhorias, que enviem o resultado das enquetes e votações, para os atuais membros da ASO/OSE, ou para um coordenador que eventualmente será designado.

É fundamental a participação de Vossas Senhorias.

Delegados pelo Brasil
Doris Janssen - doris.janssen@bighost.com.br
Marcel Lewandowski - amlewan@uol.com.br