Centro de Tecnologia e Qualidade da Nestlé investe em ampliação e modernização e anuncia nova sede em Araras (SP)

24/05/2017


Nestlé
A Nestlé Brasil anuncia investimento de R$ 20.2 milhões na ampliação e modernização do seu Centro de Tecnologia e Qualidade - NQAC (Nestlé Quality Assurance Center), que a partir de novembro terá sua nova sede operando em Araras (SP), no mesmo endereço já ocupado pelas fábricas da Nestlé e DPA (joint-venture entre Nestlé e Fonterra) instaladas na cidade. A iniciativa reforça o compromisso da Nestlé com a qualidade e segurança alimentar de seus produtos, com base em inovações científicas e tecnológicas, em linha com o propósito da Nestlé de melhorar a qualidade de vida e contribuir para um futuro mais saudável.

O investimento permitirá que a empresa consolide sua estratégia de contar com um moderno pólo de tecnologia e conhecimento em Araras, integrando seu centro tecnológico de análises de última geração ao complexo fabril, com capacidade para atender todo o mercado nacional e exportar serviços para diversos países na América Latina.

A mudança do atual laboratório de Tecnologia e Qualiadade localizado em São Paulo para a nova sede em Araras deve ser concluída até novembro. Com o investimento nas novas instalações, o NQAC ampliará sua atual capacidade de atendimento, permitindo mais agilidade nos processos internos, maior oferta de portfolio analítico, uma melhor integração com a operação fabril da Nestlé e eficiência de custos.

"O investimento contribuirá de forma significativa para o incremento da competividade, possibilitando o desenvolvimento e implementação de novas metodologias analíticas, que assegurarão qualidade e eficiência aos nossos serviços e geração de valor para toda a cadeia e ainda mais confiança para os consumidores", afirma Frede Politi, Head do NQAC Brasil.

A nova unidade possui atualmente um dos mais modernos centros tecnológicos do país para análises microbiológicas e físico-químicas de alta precisão, utilizando métodos com tecnologia de ponta, como espectrometria de massas, que possibilita a detecção de mais de 600 compostos de pesticidas e drogas veterinárias, garantindo a segurança e cumprimento com os requisitos legais das matérias-primas utilizadas na preparação dos produtos. Também é um dos poucos laboratórios no Brasil com capacidade técnica de identificação e quantificação de organismos geneticamente modificados em alimentos.

A unidade também conta com cerca de R$ 25 milhões investidos em ativos e equipamentos de última geração, incluindo Cromatógrafos de Alta Resolução (HPLC), para análises de pesticidadas, drogas veterinárias e microtoxinas; Espectrômetros de Massa com plasma induzido, para análises de metais pesados; equipamento de PCR (Polymerase Chain Reaction), responsável pela análise de DNA para identificação de organismos geneticamente modificados e identificação de espécies originais para pesquisas de fraudes; e Espectrômetro NIR, para análise de composição de materiais plásticos e de composição de metais.

Toda essa tecnologia analítica e abrangência dos requisitos da Nestlé exige que o trabalho seja conduzido por uma equipe de profissionais de alto nível técnico, composto por doutores em Química Analítica e Ciência dos Alimentos, além de mestres em Química, Tecnologia de Alimentos e Microbiologia de Alimentos, graduados em instituições de ensino de referência em suas áreas. Esses profissionais também passam periodicamente por atualizações no cento de pesquisas da Nestlé (NRC) localizado em Lausanne na Suíça, além de receber assistência técnica constante dos profissionais dessa Unidade.

Com a mudança para a cidade de Araras, a proximidade com as universidades da cidade e região promoverá a oportunidade de sinergias e futuro aproveitamento de mão-de-obra especializada no médio e longo prazo, reafirmando o compromisso com o programa Nestlé Nutrindo os Sonhos dos Jovens, iniciativa global que tem como objetivo criar oportunidades no mercado de trabalho e possibilidades para os jovens aprimorarem seus conhecimentos técnicos em diversas áreas de atuação. A operação segue também a estratégia da Nestlé de promover o equilíbrio de gêneros. Atualmente, mais de 50% do quadro de profissionais do NQA Brasil é composto por mulheres, incluindo os cargos gerenciais.

No Brasil, o NQAC realiza aproximadamente 200 mil análises microbiológicas e físico-químicas por ano, trabalhando em conjunto com os laboratórios de qualidade instalados em todas as 31 fábricas da Nestlé no País, além dos postos de recebimento de leite utilizados pela empresa, fornecedores parceiros (co-manufacturers) e o NQCC (Nestlé Quality Control Center), responsável pelas análises de qualidade de café na Nestlé.

A nova operação irá potencializar também a oportunidade de negócios para o NQAC no Brasil e na América Latina. Atualmente, além de atender o mercado brasileiro, a unidade já presta serviços para países como Colômbia, Venezuela, Argentina, Chile, Peru e México. A partir da inauguração da nova sede, o NQAC terá também capacidade para atender novos mercados no continente.

SUSTENTABILIDADE

A sustentabilidade é um dos pilares de destaque do projeto das novas instalações do NQAC em Araras. A unidade está sendo construída seguindo os padrões sustentáveis para a redução do consumo de água e energia. O objetivo é conquistar, dentro dos primeiros meses de atividade, a certificação LEED (Leadership for Energy and Environmental Design), selo de referência em construções verdes e que levam em conta projetos que tenham economia de energia, emissões de carbono e consumo consciente de água e outros recursos naturais.

A fachada da unidade, feita em vidro para refletir melhor a luz solar e a implementação de pisos e telhados antirreflexo, assim como a utilização de lâmpadas led e sensores de presença garantem também que estes objetivos sustentáveis sejam garantidos. Estas iniciativas fazem parte do compromisso da Nestlé com o respeito ao meio ambiente, pilar fundamental dentro de sua estratégia de Criação de Valor Compartilhado, que se baseia na premissa de que tão importante quanto gerar valor aos acionistas da companhia é gerar valor para as comunidades em que a empresa está inserida.

PRESENÇA EM ARARAS
A Nestlé está presente em Araras desde 1921, quando inaugurou sua primeira fábrica no Brasil. Atualmente, a cidade conta com fábricas da Nestlé para produção de NESCAFÉ® solúvel e achocolatado em pó NESCAU®, além de uma unidade da DPA (joint-venture da Nestlé e Fonterra) para produção de refrigerados, além de um Centro de Distribuição, que juntos empregam 2.100 colaboradores. Atualmente, a unidade de café solúvel está entre as maiores e mais modernas fábricas de NESCAFÉ® do mundo.

Sobre o NQAC

O NQAC Brasil faz parte de uma rede global de Centros de Qualidade da Nestlé, que inclui 25 laboratórios ao redor do mundo, sendo responsável pela realização de análises microbiológicas e físico-químicas para controle de qualidade de matérias-primas, embalagens, produtos finalizados e amostras ambientais. Além dos testes para identificação de possíveis agentes microbiológicos e contaminantes, os laboratórios também realizam análises de composição para aferir o conteúdo nutricional informado nos rótulos dos produtos, como no caso de substâncias adicionadas (vitaminas e outros nutrientes).

Todos os laboratórios do NQAC são acreditados pela ISO 17025, atendendo os mais altos padrões internacionais de competência para laboratórios de ensaio e calibração. No Brasil, é auditado também pelo INMETRO e possui todas as certificações necessárias para garantir resultados rápidos e confiáveis para as decisões de negócio, em linha com critérios utilizados também por laboratórios governamentais.

A rede de 24 NQACs no mundo emprega mais de 950 profissionais altamente especializados e experientes. Os centros realizam mais de 3 milhões de análises anualmente para permitir decisões de liberação. Além de serviços analíticos, os laboratórios oferecerem serviços para ajudar mercados com Boas Práticas de Laboratórios (GLP), Safety Health and Enviroment (SH&E), avaliação e gestão de laboratórios externos. Além disso, os NQAC realizam mais de 150 avaliações GLP e SH&E anualmente para contribuir com a segurança dos associados e resultados analíticos precisos nos laboratórios de fábricas.


Sobre a Nestlé - É a maior empresa de alimentos e bebidas do mundo. Está presente em 189 países e seus 328 mil colaboradores estão comprometidos com o propósito da Nestlé de melhorar a qualidade de vida e contribuir para um futuro mais saudável. A Nestlé oferece um amplo portfólio de produtos e serviços para cada etapa de vida das pessoas e de seus animais de estimação. Suas mais de 2000 marcas variam dos ícones globais como Nescafé ou Nespresso aos favoritos locais como Ninho. O desempenho da empresa é impulsionado por sua estratégia de Nutrição, Saúde e Bem-Estar. Sua Sede fica na cidade suíça de Vevey, onde foi fundada há mais de 150 anos.

No Brasil, instalou a primeira fábrica em 1921, na cidade paulista de Araras, para a produção do leite condensado Milkmaid, que mais tarde seria conhecido como Leite Moça. A empresa tem 31 unidades industriais, localizadas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo. Emprega mais de 22 mil colaboradores diretos e gera outros 200 mil empregos indiretos, que colaboram na fabricação, comercialização e distribuição de mais de 1.000 itens. A atuação da Nestlé Brasil abrange 15 segmentos de mercado e suas empresas coligadas estão presentes em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel.