Cantão de Friburgo visita parque tecnológico de Sorocaba

12/05/2015


Diário de Sorocaba

 

Uma comitiva de 30 empresários do Cantão de Friburgo, localizada na região ocidental da Suíça, veio conhecer o Parque Tecnológico e algumas empresas de tecnologia de ponta instaladas na cidade, na manhã desta segunda-feira (11). O prefeito Antônio Carlos Pannunzio (PSDB) recepcionou o grupo, que foi liderado pelo ministro da Economia local, Beat Vonlanthen, e pelo cônsul-geral da Suíça em São Paulo, Cláudio Leoncavallo.

Pannunzio deu as boas-vindas aos visitantes agradecendo às empresas sorocabanas que participaram da recepção e apresentando-os a todos o que produzem no município. Destacou que as parcerias de negócios são sempre positivas, ainda mais por conta do momento turbulento por qual passa a economia brasileira. "Sorocaba está aberta para novos investimentos, novas parcerias comerciais. Sejam bem-vindos!", afirmou.

Conforme o prefeito, a reunião com os representantes do Cantão de Friburgo teve uma dinâmica diferente. Foi uma forma de mostrar as parcerias positivas do poder público local com empresas e universidades, bem como os resultados que estão sendo alcançados. "Esta é uma comitiva internacional, mas podemos fazer isso com setores da sociedade local, regional e empreendedores do Brasil ou de qualquer lugar do mundo que queiram conhecer a realidade de Sorocaba e do Parque Tecnológico."

O cônsul Cláudio Leoncavallo disse que a missão com 30 empresários suíços veio com boas expectativas para conhecer Sorocaba, que oferece muitas oportunidades em vários setores. "Para nós é muito importante sair de São Paulo para apresentar as oportunidades de negócios que temos. Para os suíços, o Brasil é um mercado muito atraente, um grande desafio, que oferece muitas oportunidades nas quais os suíços estão de olho", explicou.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Almeida, que iniciou os contatos com o consulado suíço no ano passado, é motivo de orgulho para Sorocaba ter sido escolhida para prospecção de negócios e parcerias. "Além de Sorocaba, Belo Horizonte e Rio de Janeiro foram as cidades escolhidas para essa visita. Acredito serem boas as oportunidades existentes para ambos países", destaca.

As áreas de maior interesse dos empresários suíços são as de pesquisas, aeronáutica, automobilística, energias renováveis, tecnologia, inovação e alimentos. Por conta disso assistiram a apresentações sobre algumas empresas instaladas em Sorocaba, como Toyota, Flextronics, Embraer, Gulfstream, Prysmian Group e sobre o aeroporto de Sorocaba. O grupo também conheceu detalhes do funcionamento do Parque Tecnológico, bem como das empresas e universidades que mantêm laboratórios no local, e também da Agência de Inovação (Inova Sorocaba).

À tarde, os visitantes conheceram o parque industrial da ABB, líder global em tecnologias de energia e automação. No início da noite, a delegação embarcaria para Belo Horizonte e depois para o Rio de Janeiro, onde também faria visitas e reuniões semelhantes às de Sorocaba.

Também participaram da recepção aos suíços, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Geraldo Almeida, o presidente do Parque Tecnológico, Flaviano Agostinho de Lima, o presidente da Inova, Pedro Vial, o secretário-chefe de Gabinete do prefeito, Rodrigo Maldonado, e representantes da Uniso, Fatec, Facens e Esamc.