Associação Miratus de Badminton

23/01/2015


Miratus

A Associação Miratus de Badminton é uma entidade não governamental sem fins lucrativos que promove o desenvolvimento social por meio da educação e do esporte. Foi fundada por Sebastião Dias de Oliveira em 1998. Seu co-fundador é suíço e recebeu apoio da Suíça em sua criação. Em 2004 a Miratus foi qualificada como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público). Localiza-se na Comunidade da Chacrinha - Tanque - Jacarepaguá - RJ.

Desde 2008 varias parcerias públicas (Ministério dos Esportes) e privadas (Navcity, LAMSA, OI, Decathlon, Société Générale, Nissan, CCFB, GDF Suez, etc.) foram firmadas o que possibilitou a ampliação do trabalho de iniciação esportiva e de alto rendimento que vinha sendo realizado, permitindo assim que as atividades se expandissem de forma mais eficiente e profissional. Hoje, a Miratus atende a cerca de 200 crianças e jovens, possibilitando a transformação de suas histórias através do esporte e da educação cidadã. A entidade também promove o intercâmbio de jovens do projeto e da Suíça.

Localizada no extremo oeste da cidade do Rio de Janeiro, a Chacrinha é uma comunidade carente de investimentos em educação, lazer e cultura. A falta de recursos cria um ambiente de vulnerabilidade social que coloca em risco o desenvolvimento de crianças e adolescentes.

O primeiro passo para mudar esta realidade é acreditar que investir na juventude é transformar o futuro. E foi essa idéia que motivou Sebastião Dias de Oliveira a criar na Chacrinha um espaço de educação, lazer e esporte voltado para o resgate da autoestima de crianças e jovens moradores da comunidade.

A Educação Cidadã é o foco das ações da Miratus. Através do esporte e de atividades pedagógicas, crianças e jovens aprendem a atuar como agentes de transformação de
suas próprias histórias, construindo uma imagem positiva de si e consolidando a identidade a partir do respeito à diversidade humana.

O projeto começou em um pequeno terreno doado a Sebastião. A idéia deu certo e hoje, o complexo sócio-esportivo da Miratus abriga quatro quadras exclusivas para a prática do badminton, além de laboratório de informática, biblioteca e salas para atividades pedagógicas.A Miratus é reconhecida internacionalmente por seus resultados sociais e esportivos, é campeã nacional na maioria das categorias e já conquistou 22 títulos Pan americanos. A equipe Miratus foi classificada por 5 anos consecutivos
como a 1ª equipe do ranking estadual em conquistas de medalhas (de 2005 a 2011).

Ainda em 2011 a instituição recebeu o Prêmio Brasil Olímpico, símbolo máximo do reconhecimento aos atletas brasileiros que mais se destacaram em competições disputadas no Brasil e no mundo. Em 2012 conquistou 8 das 16 medalhas que colocaram o
Brasil na terceira posição do Pan-americano Júnior de Badminton, disputado na cidade de Edmonton, Canadá.

Atualmente, 15 atletas formados pela Miratus na Comunidade da Chacrinha são contemplados pelo programa bolsa atleta e 26 vestem a camisa da Seleção Brasileira para participação em torneios nacionais e internacionais.

 

Para mais informações, entre em contato através do e-mail contato@miratus.org.