Turismo
é diretor de alimentos e bebidas do Hotel Hilton Morumbi em São Paulo
Editorial Swisscam Magazine 50
http://www.swisscam.com.br/swisscam_magazine_50_pt.html
É nessa área que creio que o Brasil possui um grande potencial ainda não explorado. Nosso país possui mais recursos do que outros países emergentes; mais do que, por exemplo, a Tailândia quanto a Malásia juntos. Entretanto, tanto a Tailândia como a Malásia já estabeleceram órgãos governamentais para promover e atrair negócios na área de turismo MICE. Esses negócios são altamente lucrativos pois implicam em estadias mais longas em hotéis e mais gastos por visitante. Os micro e pequeno empreendimentos ligados ao setor de turismo (táxis, restaurantes, lojas, hotéis, etc.) também são altamente beneficiados.
O Brasil tem muito a oferecer e, a meu ver, o país é o destino ideal para turistas da área de MICE. A Suíça aprendeu, a duras penas, que não deve depender apenas do turismo voltado ao lazer. Hoje em dia, o país tem um movimento turístico muito mais sustentável e variado do que há 20 anos, esforçando-se sempre para garantir e aumentar a renda gerada pelo setor de turismo. Creio que uma das coisas que mais traria vantagens para os dois lados seria a formação de uma parceria entre o Departamento Suíço de Convenções e Incentivos e um departamento similar no Brasil, estruturado na forma de uma parceria público-privada.
Os Jogos Pan-Americanos, recentemente sediados no Brasil, mostraram todo o potencial brasileiro. Outro grande marco seria a escolha do Brasil para sediar a Copa do Mundo de 2014, evento que certamente levaria a uma grande melhora da infra-estrutura do país. A renda gerada por este tipo de mega evento, antes e depois de sua realização, é imensa. O impacto econômico seria sentido muitos anos antes e muitos depois do evento.
Mesmo sendo pontuais, esses eventos podem trazer ao Brasil muitas vantagens nos anos seguintes. Acredito que o que deveria se seguir à realização desses mega eventos seria um esforço especial para se atrair mais negócios relacionados à área de MICE. Com a Suíça sediando o próximo campeonato de futebol, a Copa Euro 08, o próximo mega evento esportivo, o país está em posição de auxiliar o Brasil, caso este seja escolhido pela FIFA para organizar a Copa do Mundo de 2014.
O Departamento de Eventos da Suíça seria o parceiro ideal para ajudar o Brasil a organizar essa copa, sendo que poderia ainda ganhar um valioso conhecimento e fortalecer seus laços com o maior mercado da América Latina. OBrasil se beneficiaria por poder contar com uma equipe profissional e experiente para ajudar na organização do Departamento Brasileiro de Convenções. Em suma, os dois países seriam beneficiados numa parceria onde ambos sairiam ganhando. Isso também serviria para abriras portas para as pequenas e médias empresas suíças com interesse no mercado brasileiro.