Algumas informações práticas para descobrir a Suíça

20/06/2017


Patricia Aletto Novara

Sabemos que cada país tem suas particularidades, seus costumes, suas leis e que não é tão simples assim viajar e que não podemos simplesmente "cair de páraquedas" numa "terra estranha" para nós e se sentir logo de cara à vontade. 

Para obter informações sobre entrada na Suíça, tipos de visto, sistema de educação, trabalho, moradia, seguro, impostos, entre outras questões, acesse o Guia da Suíça pelo link www.swissinfo.ch/por/guia-da-suíça.

Um investimento que vale a pena é aprender a língua, seja o francês, o alemão ou o italiano, de acordo com a região que você vai viver. Somente a Suíça com suas três línguas oficiais pode oferecer esse privilégio. Esse será um processo fundamental para sua integração e seu futuro pessoal e profissional.

Você contará com as melhores escolas de línguas, escolas públicas, particulares, técnicas, de hotelaria, sem contar que a Suíça dispõe hoje do segundo melhor sistema de ensino superior do mundo.

Copyright by Switzerland Tourism By-line: swiss-image.ch/Christof Sonderegger Zuoz in the Upper Engadine, Canton Graubuenden. During the celebration of an old spring custom called 'Chalandamarz', school children drive away winter by ringing bells and singing spring songs.

O lindo país de Heidi possui 41.285 km de beleza, arte, história, cultura, gastronomia a conhecer e independente do tempo que você tenha disponível, um objetivo a ter em mente será visitar pontos turísticos, conhecer a história e as tradições locais, experimentar os pratos típicos, ler as notícias, ver os telejornais, fazer amizades com pessoas do local.

Copyright by: Switzerland Tourism - By-Line: swiss-image.ch/Lauschsicht Visit to the dance and art scene of Lausanne: Theatre Arsenic.

Existem várias opções de pacotes turísticos destinados a cada tipo de necessidade e vontade.

Que tal conhecer uma produção de queijo ou chocolate! Quer gostosura melhor que estas?

Copyright by: Switzerland Tourism - By-Line: swiss-image.ch/Andre Meier Cheese production by the Murith family on the Alp Tsermont at the foot of the Moleson near Gruyeres, FR. 

A Suíça é um dos lugares inescapáveis do mundo dos negócios e exposições.

Citando somente alguns exemplos, o salão do automóvel, o salão da Grande Relojoaria, as conferências mundiais da ONU e de tantas outras organizações, em Genebra; o Montreux Jazz Festival, em Montreux; o World Economic Forum, em Davos; o Baselworld, em Basel; o Festival de Cinema de Lugano, em Lugano; o Museu Olímpico, em Lausanne; a Fundação Barry e o Colo do São Bernardo, com os legendários cachorrinhos que levam o mesmo nome, em Martigny.

Copyright by: Switzerland Tourism By-Line: swiss-image.ch/Christof Schuerpf Geneva, Place des Nations (Nations' Square). 

Na Suíça do frio, com suas famosas pistas de ski de Gstaad, Crans-Montana, Saint-Moritz, Zermatt e ainda tantos outros, com seus elegantes chalés, dos deliciosos fondues e com sua calorosa e aconchegante acolhida.

Copyright by: Switzerland Tourism - By-Line: swiss-image.ch/Stefan Schacher Ski area Corvatsch, Graubuenden. 

Na Suíça do calor, com seus 175 grandes lagos, o de Zurique, o Lago dos Quatro Cantões, o Lago de Neuchâtel e o Lago Léman em Genebra, palco de muitas festas, fogos de artifício, lugar de se praticar esportes a céu aberto, com o perfume das flores, ao som do canto dos passarinhos e com seu Jato D'Água magistral nos observando onde quer que estejamos.

Copyright by: Switzerland Tourism - By-Line: swiss-image.ch/Freddy Enguix Lake Lucerne panorama with the Seelisberg in the center. 

Sem esquecer que para completar esse cenário de filme podemos encontrar a todo instante, quando estamos passeando nos lindos campos, as famosas celebridades, sucesso dos cartões postais: as vaquinhas.

Copyright by Switzerland Tourism By-line:  ST/swiss-image.ch Gaily decorated cow being driven up to high Alpine pastures near Gruyeres, canton Fribourg. 

Já as marmotas, muito sociais, mas um pouco desconfiadas dos "paparazzi", passam por longo período de hibernação que pode durar até sete meses em suas tocas, para finalmente na primavera "dar o ar da graça" na lindas montanhas.

Copyright by Switzerland Tourism By-line: swiss-image.ch/Nico Schaerer A marmot in the Val dal Botsch in the Swiss National Park. 

Deixe-se seduzir pelo charme da Suíça! Sua escolha não será um ato neutro.

Patricia Aletto Novara
Secretária Executiva, especialista em Recursos Humanos e Consultora na Panexpat Consulting